quinta-feira, 6 de maio de 2010

Bolinhos de Iogurte e Groselha

Adoro tomar o pequeno-almoço com calma, mas a verdade é que quase nunca tenho tempo para o fazer. Não sei bem como, mas consigo atrasar-me sempre de manhã e inevitavelmente o pequeno-almoço com calma fica adiado para “amanhã”. Acabo muitas vezes a beber o café num trago e a comer qualquer coisa enquanto ando até ao metro.


Mas hoje tive tempo, deliciei-me com a minha chávena de café e com um bolinho de iogurte e groselha, enquanto ouvia uma das minhas músicas preferidas. Tive tempo de olhar pela janela, apreciar a vista e o dia bonito que se avizinhava.

Talvez por causa disso estou bem-disposta. Era bom começar todos os dias assim: sem pressas, com calma, bolinhos e música.


Estes bolinhos são ideais para o pequeno-almoço, bastante fofinhos e húmidos. Gostei muito do contraste do sabor ácido da groselha, com o doce da massa. Uma receita muito muito simples, no entanto deliciosa :-)


Bolinhos de Iogurte e Groselha
Receita Adaptada do livro Petit Larouse des Recettes aux Fruits du Verger

Ingredientes (para cerca de 12 bolinhos)
2 ovos
130g de açúcar
160g de iogurte natural
2 colheres de chá de açúcar baunilhado
2 colheres de chá de fermento
180g de farinha
60g de amêndoa moída sem pele
90g manteiga derretida
150g de groselhas
açúcar em pó qb.

Preparação:
Pre-aquecer o forno a 180º. Untar as forminhas para queques com manteiga e polvilhar com farinha.

Numa tigela, juntar a farinha, o fermento, açúcar, o açúcar baunilhado, a amêndoa, o iogurte e os ovos. Misturar bem com uma colher de pau. Posteriormente adicionar a manteiga derretida e misturar muito bem.

Com cuidado envolver as groselhas na massa.

Encher as forminhas anteriormente preparadas, com massa até 2/3 da altura. Levar ao forno a cozer, se necessário durante a cozedura tapar com uma folha de papel de alumínio.

Quando estiverem cozidos (teste do palito no centro bolo), retirar do forno e deixar arrefecer um pouco antes de desenformar.

Depois de frios polvilhar com açúcar em pó e decorar com groselhas.


21 comentários:

  1. Un desayuno fantástico¡¡¡
    Un beso

    ResponderEliminar
  2. que bela receita!!!alem de ter ficado maravilhosa as fotos...bjus

    ResponderEliminar
  3. Nossa que lindos! E que fotos perfeitas! Amo groselhas, pena que são dificílimas de encontrar in natura aqui no Brasil.
    Adoro vir aqui e ficar namorando suas fotos e os doces maravilhosos que você faz, parabéns!!!
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  4. Tb gosto de fazer todas as minhas refeições com bastante calma. Sempre faço tempo para que isso aconteça, ainda que estudando ou trabalhando.
    Para mim o café da manhã é a melhor refeição do dia!
    Os bolinhos ficaram lindos e fofinhos.
    Nunca provei groselhas, pois aqui são muito caras. Tenho bastante curiosidade, embora saiba que são bem ácidas.
    Bjs :)

    ResponderEliminar
  5. quem me dera acordar e ter assim sempre um pequeno almoço
    :-)
    eu ate como sentada em cerca de dez minutos pelo menos tenho sempre
    ha dias que mais outros menos mas nao como a correr
    estao perfeitos
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Oie...é a primeira vez que visito seu blog e posso dizer que estou encantada com as fotos!!!! Lindas, e as receitas!! ahh...muito boas!! parabéns!!!

    ResponderEliminar
  7. Que deliciosos bolinhos!....
    Ideais para ... o próximo fds que é já amanhã!...
    Babette

    ResponderEliminar
  8. Ficaram lindos e com um aspecto super fofo.
    Beijinhos e bom fim de semana,
    Lia.

    ResponderEliminar
  9. Ficaram lindos!! E as fotos um amor!
    Eu normalmente utilizo outras bagas, quase nunca groselha...por puro esquecimento!
    bjinhos
    Sandra

    ResponderEliminar
  10. Adorei as fotos e a receita sem dúvida que parece bem simples. Nunca provei groselhas, tenho que experimentar um dia.

    Também gostava de ter assim um maravilhoso pequeno almoço, mas também ando sempre a correr e com a filhota é mais complicado.

    Continua a presetear-nos com estas delicias, que nos fazem água na boca. eheheh

    Beijinhos

    Alda

    ResponderEliminar
  11. Que lindos ficaram os teus queques, mesmo muito mimosos.

    ResponderEliminar
  12. adorei o blog!! já tirei imensas receitas para experimentar :)

    ResponderEliminar
  13. Há já algum tempo que tento acordar cedo, com bastante tempo para tomar o pequeno almoço e deixar já algumas coisas feitas antes de ir trabalhar. Antigamente acordava sempre em cima da hora e era uma correria, nem tempo tinha de comer qualquer coisa, mas depois dei conta que ao acordar mais cedo o dia me corria melhor, como tu mesma dizes, andava mais bem disposta. :-)

    Estes bolinhos têm óptima cara, e não parecem muito doces, o que me agrada muito. Tenho de experimentar!

    ResponderEliminar
  14. Muito apetitosos, sem dúvida que o dia começa logo melhor quando paramos para saborear o inicio do dia.

    Bjs

    ResponderEliminar
  15. Andreia,

    Estão lindos, lindos... e então de sabor, nem quero imaginar!

    bjs

    ResponderEliminar
  16. Andreia,
    que lindos esses bolinhos...aliás seu blog está cada dia mais inspirador!
    Adorei as forminhas...
    Sobrou um bolinho e uma xícara de café????
    Ótima semana, beijos!

    ResponderEliminar
  17. Estes bolinhos ficaram magníficos, parecendo super fofos e paetecíveis. Fariam de qualquer manhã, uma manhã especial.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  18. Andrea,

    Este post me fez logo lembrar de Lisboa! O anterior também! Ai que vontade de voltar... e como foi boa a minha viagem! Adorei a cidade, os costumes dos portugueses e a língua falada e escrita, diferente do português do Brasil!

    Nesta viagem foi a primeira vez que vi e comi groselhas in natura! Que delícia! Aqui no Brasil só chega o suco! Os Mirtilos também quase não chegam, apenas congelados!

    Aqui não se fala pequeno-almoço e sim café da manhã! Não diríamos "acabo muitas vezes a beber o café" e sim "acabo muitas vezes bebendo o café". Também não diríamos "Era bom começar todos os dias assim" e sim "Seria bom..." Não falamos metro e sim metrô!

    Mas a correria do dia-a-dia parece a mesma! Eu também estou sempre atrasada pela manhã... Rsrsrs...

    Eu já adorava seus posts, mas devo confessar que agora eles tem vindo com um sabor ainda mais especial!

    Beijinhos

    ResponderEliminar